sábado, 25 de junho de 2011

TECNOLOGIAS DE LA INFORMACION Y LÃS COMUNICACIONES (TIC)

UTCD

Pedro Juan Caballero


DOCTORADO EN CIÊNCIAS DE LA EDUCACION

INVESTIGACION EN REDES

TECNOLOGIAS DE LA INFORMACION Y LÃS COMUNICACIONES (TIC)
PROF. DR. CRISTIAN BASÍLIO DIAZ CUEVAS


DOCTORANDA: LENI DE SOUZA ARRAES
GRUPO CÍCERO



A Educação a Distância e a Formação de Professores”




Reflexão
A lei de diretrizes e bases N°9,394/96 valoriza a qualificação dos profissionais da educação e estabeleceu um prazo(2006)-a partir da qual só poderão ser admitidos professores em nível superior.
Além disso, no artigo 87, reforça-se a necessidade de elevar o nível de formação dos profissionais, determinando que “cada município e , supletivamente, o estado e a união, deverão realizar progamas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também para isto, os recursos da educação a distância”.
Em vários artigos, a lei fala dos profissionais da educação, destacando, entre outros, seu papel na construção do projeto pedagógíco da escola, na gestão democrática, no estabelecimento de estratégias didáticas e no próprio desenvolvimento profissional, inclusive mediante a capacitação em serviço.
A preocupação do legislador em realçar os profissionais da educação reflete o mundo em que vivemos, marcado por um contínuo processo de mudança, por avanços científicos e tecnológicos, pela valorização do conhecimento, das competências, da autonomia, da iniciativa e da criatividade.
Nessa ótica, crescem as pressões por maior qualidade no processo de ensino aprendizagem e por uma educação que acontece ao longo de toda a vida. A escola contemporânia deve ser um espaço de “aprender a aprender”; de criação de ambientes que favoreçam o conhecimento multidimensional , interdisciplinar; um local de trabalho cooperativo/sólidario, criativo, crítico, aberto á pluralidade cultural, ao aperfeiçoamento constante e comprometido com o ambiente físico e social em que estamos inseridos.
Se a escola deve mudar, certamente os cursos de formação de professores precisam também passar por uma profunda e radical mudança. Todas as características da escola contemporânea antes apresentadas devem estar presentes nos cursos que formam os profissionais da educação. O cotidiano da formação dos educadores deve ser marcado por um diálogo interativo entre ciência, cultura, teorias de aprendizagem, gestão de sala de aula e da escola, atividades pedagógicas e domínio das tecnologias que facilitam o acesso á informação e a pesquisa.
O documento que trata dos referenciais para a formação dos professores lembra a homología dos processos, que significa que o educador tende a reproduzir métodos; técnicas e estratégias que foram utilizadas durante seu processo de formação. Assim, um curso pedagogicamente pobre pode levar o educador a trabalhar com seus alunos de uma forma também pobre. Ou a exigir desse educador um enorme esforço para vencer as deficiências que enfrentou.
Educação a Distância Sob uma Nova Ótica

 A educação a distância (EAD) não é um modismo: é parte de um amplo e contínuo processo de mudança, que inclui não só democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente, como também a adoção de novos paradígmas educacionais, em cuja base estão os conceitos de totalidade, de  aprendizagem como fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônimos, capazes de buscar, criar e aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem.
Assim, cursos oferecidos a distância destinados a formar e aperfeiçoar professores podem chegar aos mais língiquos lugares do Brasil (80% dos 27mil alunos do Proformação eram da zona rural), o que demonstra seu potencial de democratizar a educação. E podem, também, ser uma excelente estratégia de ao mesmo tempo construir conhecimento, dominar tecnologias, desenvolver competências e habilidades e discutir padrões éticos que beneficarão, mais tarde, os alunos desses professores. Ou seja, um bom curso a distância oferece aos seus cursistas não só autonomia para aprender sempre, como deixa o profissional preparado para trabalhar com seus alunos de uma forma mais rica, moderna e dinâmica.
Isso só acontece, com uma educação a distância comprometida com a qualidade. E qualidade em educação a distância é como uma rede de pesca: vários nós que se unem para alcançar um objetivo (os peixes). A fragilidade de um dos nós pode comprometer o resultado do final.
Podemos afirmar que os principais “nós” que sustentam a qualidade de um curso de formação de professores a distância são:
1-Concepção Educacional do Curso:

Um curso de formação de professores a distância está inserido nos propósitos da educação do país, com ela entrelaça seus objetivos, conteúdos, curriculos, estudos e reflexões. Deve ser elaborado a partir de princípios filosóficos e pedagógicos explicitados nos guias e nos manuais e postos em prática ao longo de todo o processo.
Se o curso é apenas um conjunto de materiais xerocados, sem atividades que levem o professor a aplicar o que está aprendendo no seu cotídiano, se há pobrezas de recursos e estratégias didáticas, se não provoca no cursista o interesse de intervir no seu meio, se pode ser realizado na metade do tempo de uma graduação presencial, é preciso cuidado: pode ser um projeto sem qualidade.
Do ponto de vista legal, um curso de graduação precisa ser autorizado por Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministro da Educação e publicado no Diário Oficial da União (Para facilitar a Seed vem colocando em sua página na Internet os cursos já autorizados).
É preciso cautela com instituições desconhecidas. Se for estrangeira, é necessário procurar informações sobre ela na Embaixada do país de origem; se for de outro estado, é importante se informar sobre os resultados alcançados pela instituição nas avaliações feitas pelo MEC.


2-  Desenho do Projeto:  A Identidade da Educação a Distância.

Progamas, cursos, disciplinas ou mesmo conteúdos oferecidos a distancia exigem administração, desenho, lógica, linguagem, acompanhamento, avaliação, recursos técnicos, tecnológicos e pedagógicos que não são  mera transpossição do presencial. Ou seja, a educação a distância tem sua identidade própria.
Não há, porém, um modelo único de educação a distância. Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagem e recursos educacionais e tecnológicos. A natureza do curso e as reais condições do cotidiano dos alunos é que vão definir a melhor tecnologia, a necessidade de momentos presenciais em estágios supervisionados, laborátorios e sala de aula, a existência de pólos descentralizados e outras estratégias.

3- Sistema de Tutoria: Cursos a Distância têm Professores, Sim.

É engano considerar que programas a distância podem dispensar o trabalho e a mediação do professor. Nos cursos a distância, os professores vêem suas funções se expandirem. Segundo Authier (1998), “são produtores quando elaboram suas propostás de cursos; conselheiros, quando acompanham os alunos;  parceiros, quando constroem com os especialista em tecnologias abordagens inovadoras de aprendizagem”.
Num programa a distância, eleva-se o nível de exigências dos recursos humanos envolvidos: além de professores especialistas nas disciplinas, deve-se contar com tutores, avaliadores, especialistas em comunicação e no suporte de informação escolhido, entre outros.
A improvisação, infelizmente comum numa relação face a face, não pode acontecer num curso a distância: a definição dos objetivos, dos conteúdos, da bibliografia básica e complementar, a elaboração do material, a escolha da mídia, todos esses aspectos são definidos a priori e devem estar sob responsabilidade de profissionais altamente competentes para garantir o alcance dos resultados educacionais e o custo-afetividade do progama. A responsabilidade desses profissionais é compartilhada. Assim sendo, uma política de integração de equipes e de educação permanente para esse grupo é absolutamente necessaria.
Pessoal de apoio técnico-administrativo, que  cuide de matrículas, expedicões de matériais, registros do hístorico escolar, apoio com tecnologias(especialmente em cursos on-line) e outras questões técnico-  administrativas, também devem estar envolvidos no projeto.
É essencial saber quem são os docentes responsáveis pela elaboração dos materiais, pela tutoria e  pela coordenação do curso.

4- Sistema de Comunicação: A Interação é Fundamental
 O aluno é sempre o fóco de um programa educacional.  Um dos pilares para garantir a qualidade de um curso de graduação a distância é a interação entre professores e alunos, hoje bastante simplificada pelo avanço das tecnologias da informção e da comunicação.
Para garantir o contato entre tutor e aluno deve haver espaço físico dísponível, horários para atendimento personalizado, facilidades de contato por telefone, fax, e-mail, correio, téleconferência, fórum de debate em rede e outros. Bibliotécas, láboratorios, computadores, videos e outros recursos, postos á disposição na sede ou nos pólos descentralizados, abrem ao aluno que pode frequentar esses espaços,com maiores oportunidades de  aproveitamento.(ver figura)
Sempre que necessário, os cursos a distância devem prever momentos presenciais, cuja periodicidade e obrigatoriedade devem ser determinadas  pela natureza do curso oferecido.
Facilitar a interação dos alunos entre sí também dever ser uma preocupação da instituição que oferece os cursos. Para isso, é necessário saber quais os recursos que permitem dialogar com o professor ou tutor.
5- Recursos Educacionais
 Não basta ter experiência com cursos presenciais para assegurar a qualidade da educação a distância. A produção de material impresso, vídeos, programas televisivos, radiofônicos, teleconfênrencias, páginas web, atendem a  uma outra lógica de concepção, de produção, de linguagem, de estudo e controle do tempo.
O uso da tecnologia na educação a distância tem frequentemente repetido métodos ineficazes de instrução ao vivo. Por exemplo: quando uma tecnologia interativa como a teleconfêrencia é utilizada para apresentação de palestras, nenhuma inovação foi apresentada. E é  falha grave quando uma instituição considerada que a presença virtual  é o mesmo que presença real : normalmente o aluno corre o risco de não receber o apoio didático necessario.
Os materiais didáticos devem traduzir os objetivos do curso, cobrir todos os conteúdos e levar aos resultados esperados, em termos de conhecimentos, habilidades, hábitos e atitudes. A relação teoria-prática deverá ser pano de fundo dos materiais, como estratégia para evitar uma certa centralização que caracteriza os cursos a distância. É aconselhável que indiquem o tempo médio de estudo exigido, a bibliografia básica e complementar e forneçam elementos para o alunos refletirem  e avaliarem-se durante o processo. Sua linguagem deve ser adequada e a apresentação gráfica deve extrair e motivar o aluno. No caso de serem utilizados diferentes mídias, elas deverão estar articuladas.

6-  Infra-Estrutura de Apoio
Além de mobilizar recursos humanos e educacionais, um curso a distância exige a montagem de infra-estrutura material proporcional ao n° de alunos, aos recursos tecnológicos envolvidos e á extensão de território a ser alcançado, o que representa um significativo investimento para a instituição.
É necessário ficar atento quanto :
1-    Á infra-estrutura material -> equipamentos de televisão, vidiocassetes, aoudiocassetes, fotografias, impressoras, linhas telelefônicas, inclusive dedicada a internet e a serviço 0800 ,fax, equipamentos para produção audiovisual e para videoconfêrencia, computadores ligados em rede ou estand on line e outros, dependendo da proposta de curso.
2-     Á possibílidade de dispor de centros de documentação e informação ou midiatecas ( que articulam bibliotecas, viediotecas, aoudiotecas, hemerotecas e infotecas, etc.);
3-    Aos locais de atividades práticas em laboratórios e aos estágios supervisionados, inclusive para alunos fora da localidade, sempre que a natureza e o curricúlo do curso exigirem.
   7 – Sistema de Avaliação Contínuo e Abrangente.
Nos cursos de graduação a distância, a avaliação tem duas vertentes importantíssimas : a do aluno e a do curso como um todo.
Mais que uma formalidade legal, a avaliação deve permitir ao aluno sentir-se seguro quanto aos resultados que vai alcançando ao longo de processo de ensino – aprendizagem. A avaliação do aluno feita pelo professor deve somar-se á auto avaliação, que auxilia o estudante a torna-se mais autônomo, responsável ,crítico, capaz de desenvolver sua independência intelectual.
Pelos desafios que enfrentam e por seu caráter diferenciado, cursos a distância devem ser acompánhados  e avaliados em todos os seus aspectos, de forma sistemática.
Assim, deve-se desenhar um processo contínuo de avaliação quanto : ás práticas educacionais dos professores; ao material, ao curricúlum; ao sistema de orientação docente ou tutoria; á infra-estrutura material que da suporte tecnológico, cientifíco e instrumental ao curso e quanto á própria avaliação.

8-   Ètica na Informação, Publicidade e  Marketing.
 A instituição que orferece o curso deve informar previamente : documentos legais que autorizam o funcionamento do curso; direitos que o curso confere; pré requisitos exigidos; objetivos e conteúdos; preço e condições de pagamentos; custos que os alunos deverão assumir durante  o programa (tais como: deslocamento para participação em momentos presenciais, provas e estágios, etc.); profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do curso, equipamentos, bibliografia, videoteca, software e outros recursos que estarão desponíveis aos alunos; locais e horários de atendimento personalizado; meios de comunicação oferecidos para contato com o tutor; o tempo limite para completar os estudos e condições para interrompê-los temporariamente.
Os cursos de atualização, aperfeiçoamento, educação aberta em geral que não conferem direitos e créditos em outros cursos nem  a execício profissional precisam deixar claro, desde a publicidade, seus propósitos, para não gerar expectativas vãs. Em suma ,vale o código de consumidor.

9 – Capacidade Financeira de Manutenção do Curso.
O investimento em educação a distância- em profissionais, matérias educacionais, equipamentos, tempo, conhecimento, sistema de gestão e operacionalisação dos cursos- é alto e deve ser cuidadosamente planejado e projetado  de modo que um curso não tenha de ser interrompido antes de ser finalizado,  prejudicando a instituição e, principalmente, os estudantes.
Antes de matricular-se, o aluno deve informar-se sobre a solidez da instituição que oferece o curso.

Considerações Finais

Ao se inscrever em um curso a distância, o que é essencial observar? Pois bem : Preparar um curso a distância é um trabalho ousado, abrangente e que exige muita competência profissional. Nem todas as instituições estão preparadas para isso.
A área de pedagogia é uma das mais atraentes para as instituições ofertantes, seja porque há muitos professores motivados para adquirirem um diploma superior, seja porque muitas instituições consideram esse um curso “barato”.
Assim, ao escolher um curso, investigue a instituição, veja como são avaliados seu cursos presenciais ( não é a mesma coisa, mas se ela não é bem avaliada nos presenciais, certamente terá muita dificuldade em um curso a distância). Procure saber quem são os docentes que respondem pelo curso, enfim, faça uma análise do projeto com base nessés referenciais básicos. Como profissionais da educação devemos ser muito exigentes com nossa própria formação.
Lembrando sempre : para muitos, parece ser fácil estudar a distância. Na verdade não é. Estudar a distância exíge perseverança, autonomia, capacidade de organizar o próprio tempo, habilidade de leitura, escrita e interpretação ( mesma pela Internet) e, cada vez mais frequente, domínio de tecnologia.
Por conseguinte, do ponto do vista de formação de professores, um curso a distância de qualidade, concretiza as orientações da moderna pedagogia e ajuda a formar sujeitos ativos, cidadãos comprometidos, pessoas autônomas, independentes, capazes de buscar, criar, aprender ao longo de toda a vida e intervir no mundo em que vivem.
É muito bom que, nós professores, possamos vivenciar isso na nossa formação e educação continuada. Bom para nós próprios, bom para nossos alunos, bom para a melhoria de qualidade da educação.
Meu Ponto de Vista.
 Educar e educar-se a distância requer condições muito diferentes da escolarização presencial. Os alunos em processos de educação a distância não contam com a presença cotidiana e continuada de professores, nem com o contato constante com seus colegas. Embora possam lidar com os temas  de estudo disponibilizados em diferentes suportes, no tempo e no local mais adequados para seus estudos num ritmo mais pessoal, isso exíge determinação, perseverança, novos hábitos de estudo, novas atitudes em face da aprendizagem e novas maneiras de lidar com suas dificuldades. Por outro lado, os educadores envolvidos com o processo de ensino a distância têm de redobrar seus cuidados com as linguagens, aprender a trabalhar com multimidia e equipamentos especiais, maximizar o uso dos momentos presenciais, desenvolver melhor sua interlocução via diferentes canais de comunicação, criando nova sensibilidade  para perceber o desenvolvimento dos alunos com quem mantêm interatividade por diferentes meios e diferentes condições.
O programa não pode ser um salto no escuro para os participantes. O trabalho interativo entre educadores e alunos, neste momento, que pode ou não  ser presencial, é, vital para que os alunos avaliem suas possibilidades de envolvimento, o esforço que deles será exígido, as condições de apoio com que contarão, o tipo de material com que lidarão e as formas de avaliação. É um momento importante para elevar a motivação, uma vez que os participantes estarão se envolvendo em um processo de aprendizagem que será em grande parte solitário, em que pesem os recursos e os momentos interativos.
É mais rico o processo educativo a distância para formação de professores quando se adota uma postura sobre a aquisição de conhecimento, tratada e concebida como busca permanente, como reflexão vinculadas às praticas sociais e pedagógicas, constituindo-se pela atividade das pessoas em seus contextos. Essa postura propicia uma articulação mais adequada das diferentes áreas de conhecimento num processo de interdisciplinaridade e de redes disciplinares.
Então, uma das principais qualidades de programa de educação a distância é a interatividade constante, continuada, atenciosa, cuidada, propiciada por diferentes meios no  mesmo progama : momentos presenciais coletivos, internet, telefone, videconfêrencias, telessalas, teleconfências, etc.
Díalogo, trocas, vivências, relatos : é o humano humanizando o tecnológico, ponde este a serviço do humano e não vice-versa. Processos educacionais são processos de socialização, portanto a interatividade com participação igualitária é qualidade indispensável a qualquer programa de educação a distância de professores, numa perspectiva de sociedade democrática.
Eles serão os profissionais mais diretamente envolvidos na preservação e na possibilidade de transformação qualitativamente superior de nossos processos civilizatórios : os formadores das novas gerações de homens e mulheres. Por fim, caber dizer que essa nova e moderna tecnologia ( computadores, internet, etc.), será útil se servir para encurtar distâncias e contribuir para humanizar as relações. Robôs são maquinas , os que sentam em frente a elas são seres humanos. Que sirvam para aproximar corações.











Bibliografia
*Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998 Brasilia D.F
*Projetos Escolares- Ensino Fundamental 1°ao 5°ano . Ano 03_n°29
* Revista Pedagógica Pátio
* Apostila da  U.T.C.D

















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