quarta-feira, 22 de junho de 2011

As Idéias de Robert Gagné

Paula de Waal e Marcos Telles - Abril, 2004

Robert Gagné (The Conditions of Learning,1965) desenvolveu uma teoria instrucional (voltada para a descrição das condições que favorecem a aprendizagem de uma capacidade específica) e não uma teoria da aprendizagem (a explicação de como as pessoas aprendem).
Os três componentes centrais da teoria de Gagné são:
- uma classificação dos "resultados de aprendizagem",
- a identificação das "condições" necessárias à consecução desses resultados e
- os nove "eventos de instrução" que devem estar presentes em qualquer percurso de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Para Gagné, há cinco tipos de resultados de aprendizagem:
1- informação verbal:
a capacidade de verbalizar nomes de objetos, fatos, trechos de textos e outras informações armazenadas na memória;
2- estratégias cognitivas:
a capacidade de criar ou escolher um processo mental que conduza à solução de um problema ou ao desempenho de uma tarefa;
3- habilidades motoras:
a capacidade de desempenhar tarefas físicas segundo padrões estabelecidos;
4- atitudes:
a capacidade de adotar um comportamento específico em concordância com valores e crenças adquiridos;
5- habilidades intelectuais, que compreendem cinco sub-categorias apresentadas de forma hierárquica (ordem de aquisição das capacidades):
5.1- a capacidade de discriminar classes de coisas diferentes,
5.2- a capacidade de classificar coisas por suas características físicas (conceitos concretos),
5.3- a capacidade de classificar coisas por suas características abstratas (conceitos definidos),
5.4- a capacidade de aplicar uma regra (procedimento simples) na solução de um problema ou realização e uma tarefa,
5.5- a capacidade de aplicar uma regra de ordem superior (procedimento complexo ou conjunto de regras simples) na solução de um problema ou realização e uma tarefa.
Hierarquia de Aprendizagem

Gagné afirma que a aquisição de algumas capacidades é requisito para a aprendizagem de outras capacidades "de ordem superior".
Nesses termos, cada processo de aprendizagem deve ter sua "hierarquia" definida para que um percurso ou seqüência de aprendizagem possa ser determinada (cada atividade só deve ser trabalhada quando os requisitos anteriores forem cumpridos).
Para tanto, a capacidade a ser adquirida deve ser analisada e decomposta pode ser analisada e decomposta em elementos a serem trabalhados seqüencialmente.
Condições de Aprendizagem
Para Gagné, diferentes tipos de resultados de aprendizagem requerem diferentes condições internas e externas para que ocorram.
Isso deve merecer enorme atenção quando do planejamento de um processo de aprendizagem para que as condições externas requeridas possam ser oferecidas e para que as condições internas (capacidades do aprendedor) estejam presentes em cada etapa.
Eventos de Instrução
De grande valor prático para o desenvolvimento de estratégias instrucionais é a proposta de Gagné de que, em qualquer processo de aprendizagem, esteja presente uma seqüência de nove "eventos de instrução", divididos em três categorias, que servem de guia para o trabalho a ser realizado.
Primeira Categoria: Preparação
1- Ganhar a Atenção
o que pode ser obtido de diversas maneiras como: fazendo uma pergunta provocativa, apresentando um fato interessante, apresentando um problema de interesse imediato par o grupo etc.;
2- Descrever os Objetivos
mostrando o que o aluno vai aprender e como ele vai poder utilizar o novo conhecimento; se for o caso, mostrar como essa aquisição de conhecimento vai ser avaliada;
3- Estimular a Conexão com o Conhecimento Anterior
pela explicitação da relação entre o novo e os conceitos já adquiridos;
Segunda Categoria: Desempenho
4- Apresentar o Material a ser Aprendido
na forma de gráficos, textos, simulações etc., respeitando as regras pertinentes (evitar sobrecarga da memória, manter coerência de estilo etc.);
5- Orientar a Aprendizagem
através da apresentação de exemplos, estudos de caso, representações gráficas, material complementar etc.;
6- Propiciar Desempenho
criando situações e oferecendo condições para a aplicação do novo conhecimento
7- Dar Feed-Back
mostrando, imediatamente, o grau de acerto do aprendedor na aplicação do conhecimento;
Terceira Categoria: Transferência de Conhecimento
8- Avaliar
através de testes, o grau de assimilação do novo conhecimento.
9- Aumentar a retenção e facilitar a transferência do conhecimento (entendida como sua aplicação a outras situações que não aquelas vistas no processo de aprendizagem)
através de exercícios de aplicação.
Roteiro de Aplicação
A aplicação das idéias de Gagné ao desenho de um percurso de aprendizagem pode ser feita através das seguintes etapas:
1- definição dos resultados de aprendizagem desejados,
2- quando esses resultados forem muito complexos, dividi-los em resultados mais simples,
3- estabelecimento de uma hierarquia de resultados,
4- identificação das condições internas requeridas,
5- identificação das condições externas requeridas,
6- planejamento dos meios de aprendizagem em função do contexto de aprendizagem e das características do grupo,
7- planejamento da motivação,
8- realização,
9- avaliação.
fim

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