Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira, Bacharel
Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Doutora
fernandacbpereira@yahoo.com.br ou fbp@ufrnet.br
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Jamerson Viegas Queiroz, Doutor
jvqjamerson@yahoo.com.br ou jvq@ufrnet.br
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Hélio Roberto Hékis, Doutor
hrhekis@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Ricardo Pires de Souza, Bacharel
ripiso@gmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Hélio Roberto Hékis, Doutor
hrhekis@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Ricardo Pires de Souza, Bacharel
ripiso@gmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
RESUMO
A educação é considerada como o elemento de maior relevância para o crescimento das nações, sendo portanto, um fator crítico para o desenvolvimento das mesmas. Destarte, o artigo tem como objetivo analisar a importância da educação a distância como elo de integração e desenvolvimento para os países membros do MERCOSUL. Trata-se de um ensaio teórico. Logo, como parâmetros à reflexão, dados e informações foram coletados em estudos científicos, nas principais organizações internacionais, projetos desenvolvidos em outros blocos econômicos, além de dados obtidos nos países do MERCOSUL. Os resultados do estudo apontam que o estimulo à criação de um programa integrado para expansão da educação a distância no MERCOSUL é de extrema importância e tem grande potencial, na qual se vislumbra um amplo desenvolvimento. Destaca-se que tal programa deve considerar uma educação que contemple as características locais, observando às questões regionais e globais, estimulando, portanto, a formação de cidadãos com comprometimento mundial. Conclui-se que a EAD pode contribuir com a integração e desenvolvimento das nações, assim como a internacionalização de Instituições de Ensino, por meio de intercâmbio de estudantes, professores e servidores, dentre outras vantagens.
Para obter artigo completo acesse: http://www.incubadora.ufsc.br/index.php/gual/article/view/798/935
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