sábado, 18 de junho de 2011

ESCALA DE VALORES DE VIDA


UNIVERSIDAD TÉCNICA DE COMERCIALIZACIÓN Y DESARROLLO - UTCD




Aluno:
SERGIO MASSAFUMI OKANO
CI: 4 813 152 SSP/SP


Curso:
DOUTORADO EM EDUCAÇÃO


Professor:
 Dr. CRISTIAN BASILIO DIAZ CUEVAS



Disciplina:

INVESTIGACION EM REDES

Título:
ESCALA DE VALORES DE VIDA


PEDRO JUAN CABALLERO – PY
02/06/2011   


ESCALA DE VALORES DE VIDA


1. OBJETIVO
Apresentar dez valores de vida, segundo a hierarquia que julgo ser importante em minha vida

2. INTRODUÇÃO
O principal problema que deparamos em muitas pessoas é que elas não sabem visualizar e sentir aquilo que realmente são considerados valores de vida, que por ignorá-los, estes valores são invertidos provocando: irreverência, desrespeito, mau humor, famílias separadas, filhos desobedientes, estresse e depressão. Este trabalho objetiva alertar as pessoas refletir sobre seus próprios valores, levando-as a definir as prioridades em suas vidas. Segundo ROKEACH (1968), um sistema de valores é uma disposição hierárquica de valores, ou seja, uma classificação ordenada de valores ao longo de uma escala contínua de importância. A origem dos valores de vida opera automaticamente em quase todas as pessoas, sendo que muito poucas delas, realmente sabem escolher seus verdadeiros e benéficos valores, que são inconscientemente adquiridos da família e da sociedade.

3. ESCALA DE VALORES DE VIDA      
Valores de vida são tudo que acreditamos ser importantes para nós e representa as coisas em direção das quais nos aproximamos ou afastamos. São algo pelas quais desejamos despender esforços e recursos que fornecem critérios para avaliarmos nossas ações como boas ou ruins, que dirige e motiva nossos propósitos na vida. É claro que os valores de vida foram sendo substituídos por outros com o passar dos anos, com alterações da vida econômica, questões regionais, sociais e de maturidade.

Os valores de vida servem para oferecer os impulsos ou emoções (sentimentos que nos movem) que motivam nossas ações que também servem como critérios de avaliação para julgarmos aquilo que fizemos, e que pode variar do mundo tangível, material para um mundo virtual, cultural, de experiência e vivência. Até nos relacionamentos, a escala de valores precisa ser considerada, compartilhada, planejada e objetivada. Se não é uma coisa consciente, tem-se absoluta certeza da existência de escala de valores no subconsciente de uma série de fatores externos.

A hierarquia de valores em geral é arranjada de forma inconsciente, sendo usualmente buscadas em primeiro lugar as ações mais importantes. No conflito de valores de vida, os valores podem se colocar no caminho das mudanças que desejamos realizar. Muitas vezes, quando temos problemas em nosso processo de desenvolvimento é porque algo que realizamos ou valorizamos está em conflito com a mudança que almejamos ou necessitamos realizar e, se alguém tem dois valores que se opõe um do outro, isto pode evitar a tomada de decisão e a realização da ação necessária para a mudança.
4. CONCLUSÃO
Conclui-se que os valores de vida, traçam o propósito de vida comparando-os à bússola que nos aponta o caminho a seguir, mesmo que não estejamos conscientes dele. Cada pessoa tem um propósito, pois viver sem propósito é como andar a deriva sem destino. Charles Du Bos disse: ”O que importa é ser capaz de, a qualquer momento, sacrificar o que você é capaz pelo que você pode se tornar.
A seguir, apresento uma lista de dez valores de vida, segundo a hierarquia que julgo ser importante em minha vida:

1º) Saúde, bem estar físico, disposição e bom humor: A saúde é um dom de Deus, escolhidos dentre milhões que poderiam nascer em seu lugar, mas Ele confiou a você esta missão.
 2º) Permitir que Deus entre em nossa vida proporcionando paz de espírito e consciência tranqüila: Mas os que esperam em Deus renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31
3º)  Família harmoniosa com segurança e solidez: A família é à base da sociedade, mas muitas pessoas priorizam outros valores e se esquecem da própria família e, quando se dão conta do erro estão sozinhas.
4º)  Filhos com êxito nos estudos e sucesso profissional: São estabelecidas naturalmente simplesmente mantendo a ordem psicológica pessoal e familiar.
5º) Carreira promissora com trabalho digno e estável: Trabalhar para ter uma
vida com prosperidade é extremamente saudável e louvável para qualquer ser humano.
6º) Estabilidade financeira com conforto, segurança e abundância: Sabemos que o dinheiro é fundamental para vivermos, mas não deve ser o primordial. O dinheiro não é a raiz de todo o mal, mas sim o amor excessivo a ele que torna as pessoas escravas dele.
7º)  Vida sentimental e sexual equilibrada: É fundamental, mas antes de tudo é preciso primeiro amar verdadeiramente a esposa para conseguir amar a si mesmo.
8º)  Tempo para recreação, esporte e privacidade: Infelizmente estes princípios já não são tão importantes para a família porque, cada vez mais estes valores estão sendo invertidos pelos os meios de comunicação.
9º)  Habilidade em ajudar as outras pessoas com amizade verdadeira, sem esperar nada em troca: Nesta vida é preciso cultivar amigos que estarão ao seu lado em todas as circunstâncias. Para ter um grande amigo é preciso ser um grande amigo.
10º) Liberdade fundamental com justiça, respeito, igualdade e tolerância: Dignidade, honestidade, lealdade e gratidão são valores que devem ser expressos por nossa conduta.

5. BIBLIOGRAFIA

1. Escala de Valores Organizacionais: consultado em 02/06/2011 no site:


3. www.slideshare.net/.../escala-de-valores consultado em 02/06/2011.


5. . www.mensagem.etc.brr consultado em 02/06/2011.






Nenhum comentário:

Postar um comentário